segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Águia Careca (Haliaeetus leucocephalus



A Águia Careca é o símbolo dos Estados Unidos da América. Possui este nome devido à pelagem branca da cabeça e do rabo, não porque seja careca. Não existe em Portugal.


A Águia Careca adulta é facilmente reconhecida pela cabeça, pescoço e cauda brancos. As águias mais novas têm a cabeça e a cauda marrons. A plumagem branca só aparece quando a águia tem mais ou menos cinco anos de idade.
Como outras aves de rapina, possui um bico grande, curvo e afiado, que serve para dilacerar sua comida.
A águia careca é monogâmica. Escolhido o par, seguem juntos até que a morte separe. Uma convivência que pode ser longa. A águia vive até 40 anos.
Voa alto, imponente, majestosa. Parece plainar nas asas do vento, mas atinge até 105 Km/h. Mais impressionante é quando mergulha para agarrar o peixe. Do alto ela localiza a sombra na água, o peixe. Começa a voar em círculo e, de repente, numa virada de corpo, se joga sobre o alvo a mais de 300 Km/h. Não há presa que escape de suas garras.
Em 1784, discutia-se, nos Estados Unidos, qual o símbolo a ser adoptado para a América: o Peru ou a Águia Careca, a bald eagle. Benjamin Franklin preferia o Peru e explicava as razões:
A Águia Careca ... é um pássaro de mau carácter; como aqueles entre os homens que vivem para trapacear e roubar, ele é geralmente medíocre e asqueroso.
O Peru é um pássaro mais respeitável e acima de tudo é um autêntico nativo americano.


Escolheram a Águia Careca ou, como se diz nos Estados Undidos da América, bald eagle.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

anuncios de motos
anuncios de motos